Resenha dupla: O doador de memórias (o livro e o filme)


Olá pessoal, hoje eu venho com um tipo resenha dupla que eu quero fazer muito por aqui, é a resenha do livro e do filme de O doador de memórias. Eu me interessei pelo livro quando fui ver o trailer do filme, logo a página que eu participo com alguns amigos ganhou um kit de brindes do filme e eu acabei comprando o livro para poder ver o filme. Se você se interessou e quer uma prévia, continue lendo.


FICHA

O doador de memórias
Autor(a): Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Páginas: 192
Ano: 2009

SINOPSE



Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína.

Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente - o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente.
Um único indivíduo é encarregado de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irã seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.


RESENHA



Jonas, no livro é um garoto de apenas 12 anos que passa por uma grande transformação. De um dia para o outro ele se torna o próximo Guardião de todas as memórias que um dia pertenceram a todos. Em um lugar onde os sentimentos não importam e onde não pode existir amores correspondidos e os filhos não são legítimos, Jonas descobre que pode existir muito mais coisas do que ele pode imaginar.



MINHA OPINIÃO


A leitura do livro é leve e é legal ver a sensação e as descrições de Jonas e do narrador ao descobrir as coisas, mas eu passei todo o livro procurando por algo que me surpreendesse e no final não encontrei, o livro só me decepcionou nisso, mas depois descobri que ainda tem outros livros, então deixei minhas expectativas frustradas para tirar essa impressão quando eu vir a ler os outros livros. A narração do observador é legal.


FILME


No filme, Jonas já tem 16 anos e os acontecimentos se passam mais rápido que no livro. Mesmo com a mudança na idade dos personagens e algumas coisinhas novas que foram colocadas diga se de passagem que o filme pode ter saído melhor que o livro. O ambiente da cidade e totalmente tecnológico e no lugar das pilulas de atiçamentos eles tomam injeções. O fim é emocionante, igualzinho ao livro porém é maravilhoso ver a emoção que você só vai ver se assistir ao filme haha, já estou quase dizendo spoiler.


Espero que vocês tenham gostado, apesar de tudo eu gostei do livro e indicaria sim!
Um grande beijo e até ao próximo post.

Me encontre nas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter 









4 comentários

  1. Adorei! Vou procurar pra ler.
    Sobre a lista, faça uma! É ótimo ter o que cumprir durante o ano.

    Volte sempre! Beijos! ♥
    http://escrevicomflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de fazer a listinha, procura sim. Apesar de algumas coisas é uma leitura ótima.
      Beijão

      Excluir
  2. Eu assisti o filme e achei legalzinho, meio confuso, mas legal! Fiquei curiosa para ler o livro :)

    Um beijo!
    Mila.

    www.delamila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é meio confuso mesmo, mas lendo o livro complementa tudo.
      Beijão Mila

      Excluir

Facebook

Topo